domingo, 22 de Julho de 2007

Ribeiro verde - Calha T5

E viva a luz, o sol artificial que alimenta o aquário. Foi sem dúvida o equipamento sobre o qual mais pensei, diversas eram as opções, T8, HQI, T5 as principais.

A partida meti logo as T8 de parte, era algo que já tinha experimentado e a sua eficiência e potencia não ia ao encontro do que queria. Passei para as HQI, soberbas em potencia, mas o facto de limitar em espectros, pois no meu caso apenas iria para um projector, só iria existir uma lâmpada, deixou-me de pé atrás, isto para não falar do calor que emana. Restava a T5, sim é praticamente perfeita, muito eficiente, permite conjugar espectros devido às várias lâmpadas que a calha iria ter, quatro para ser exacto e, por permitir os valores de potencia que queria. E assim foi, a T5 foi eleita vencedora.
Faltava decidir se iria comprar ou construir a calha. Depois de uma pequena analise do mercado, não havia razões para comprar uma calha comercial, para além do dinheiro extra que iria despender, ia perder uma excelente oportunidade de meter mãos à obra, algo que muito me agrada.

Assim sendo, tratei de arranjar quatro lâmpadas T5, 2 Osram HO Lumilux 39w de 6500K e 2 Osram HO Lumilux 39w de 8000K, as primeiras para a parte traseira do aquário, onde as plantas altas são plantadas e as ultimas para a frente, para minimizar o crescimento vertical das plantas rasteiras. Dois balastros electrónicos foram igualmente adquiridos, um por cada duas lâmpadas. Assim é possível construir a calha de forma a ligar cada par de lâmpadas por ordem sequencial.

O esboço mental estava feito, faltava passar o mesmo para o papel para ver o seu verdadeiro efeito. A ideia básica era um perfil pequeno, visto que as lâmpadas assim o permitiam, um estilo muito sóbrio, simples até. Ao meu gosto!

O material escolhido para o corpo da calha foi mdf, material resistente, leve e de baixo custo. Para o isolar, uma ou duas camadas de tapa-poros foi aplicado. De igual modo foi aplicado verniz de cor preta, ideal para ser aplicado em madeiras exteriores. O problema da possível agua estava assim resolvido.

Para os suportes foi usado tubos em aço quadrados e "Ls" de igual material, que depois de cortado e soldado levou tratamento anti-corrosão, por razões óbvias.

Restava o ultimo componente, os reflectores. Analisei novamente o que havia à venda, mas tudo o que vi não me agradava pois queria evitar que as luz das lâmpadas tivesse incidência directa nas lâmpadas vizinhas, algo que o que o comercia me oferecia não permitia. Mais uma vez, com o google como principal aliado, encontrei o esquema de reflectores que prometiam realizar um bom trabalho. Nada como experimentar para ver se era verdade. O material usado foram 2 placas de alumínio polido, que depois de cortado e dobrado vezes sem conta, deu a forma desejada. O resultado muito bom, excelente, fiquei surpreendido.

O tempo despendido na elaboração desta calha foi sensivelmente uma semana, feita com toda a calma do mundo. O resultado foi o esperado, o ego estava em alto e o aquário brilhante!

0 comentários:

|
|
|
|
|
|
|
|
|